sábado, 27 de novembro de 2010

Resenha: Mockingjay - Suzanne Collins



Oi, povo feliz!
Tem uma coisa que eu esqueci de mencionar no meu primeiro post: não sou só um leitor compulsivo semi-nerd; sou um leitor compulsivo semi-nerd poliglota. Não, isso não quer dizer que vou postar na Língua Do P ou algo do gênero (o.õ), apenas quer dizer que vou falar aqui não só de livros em português, como também de livros em inglês e - bem raramente mas, tudo é possível - em espanhol! Resumindo, vocês poderão conhecer livros que ainda nem lançaram aqui no Brasil, e ficar roendo as unhas pra saber quando vão chegar aqui, e enlouquecer com o tempo e... Está bem, eu sou imaginativo demais! Mas vamos ao que interessa:




*Sinopse contém SPOILERS, não precisa ser lida; só estou botando porque, pra falar do livro, tem que ter sinopse!*


     
   "Against all odds, Katniss Everdeen has survived the Hunger Games twice. But now that she’s made it out of the bloody arena alive, she’s still not safe. The Capitol is angry. The Capitol wants revenge. Who do they think should pay for the unrest? Katniss. And what’s worse, President Snow has made it clear that no one else is safe either. Not Katniss’s family, not her friends, not the people of District 12. Powerful and haunting, this thrilling final installment of Suzanne Collins’s groundbreaking The Hunger Games trilogy promises to be one of the most talked about books of the year."


       (Tradução precária em 3... 2... 1...)
  Contra todos os pesares, Katniss Everdeen sobreviveu aos Jogos Vorazes duas vezes. Mas agora que ela saiu viva da arena sangrenta, ela ainda não está a salvo. A Capital está furiosa. A Capital quer vingança. Quem eles acham que deve pagar pelo distúrbio? Katniss. E o pior, o Presidente Snow fez claro que mais ninguém está a salvo tampouco. Nem a família de Katniss, nem seus amigos, nem a população do Distrito 12. Poderoso e inquietante, este excitante volume final da trilogia inovadora de Suzanne Collins promete ser um dos livros mais comentados do ano.




     Antes mesmo de comprar Hunger Games (Jogos Vorazes) eu já tinha lido várias críticas a respeito, críticas ótimas, além de ter ouvido falar nele de vários amigos. Eu disse "What the heck!" e fui comprar o livro. Comecei a ler pouco tempo depois, e não larguei mais! É sério, o livro me viciou! Quando terminei, não se passaram duas semanas e eu encontrei Catching Fire (segundo livro da trilogia; sem previsão ainda de lançamento no Brasil) numa livraria. Corri pra comprar! 
  Depois de terminar o segundo livro, eu disse pra mim mesmo que aquela era oficialmente minha segunda série preferida (calma, Harry, ninguém nunca vai tomar seu lugar), e percebi que precisava possuir Mockingjay! O problema é que existem livrarias felizes, e livrarias inúteis... A maior parte das que tem perto de onde moro são do segundo tipo, e não trazem livros em inglês... ou pelo menos não os que me interessam! Passou um mês... dois... e nada de Mockingjay. Eu estava à beira de um colapso literário quando vi o livro em uma outra livraria.
  Acabei de terminar, e só tenho uma coisa para dizer: Não. Deixa. A. Esperar! A Suzanne Collins consegue fazer o que pouca gente consegue, que é escrever sequências que ficam melhores que o original! Se você gostou de Hunger Games pelo estilo, Mockingjay o segue. Se gostou pela violência, você tem raízes psicopatas, mas isso não vem ao caso... Mockingjay consegue ser mais violento.
  O livro é basicamente feito de guerra, com descrições emocionantes das cenas de batalha. Percebe-se pelo estilo que Suzanne Collins tentou dar uma de J.K. Rowling em seu último livro (sim, o livro tem muitas mortes :/) fechando todos os círculos criados na trilogia. Quem necessitava morrer, morre... O que tinha que acontecer, acontece... O que não podia acontecer, acontece! O triângulo amoroso que constitui a parte de romance do livro (nunca nada muito meloso, apenas em boa medida) é finalmente fechado! Não, eu não vou comentar sobre isso ¬¬...
  Esse livro deve ser lido por qualquer um que gosta de livros de aventura e ficção! E muito mais pra quem gostou de Jogos Vorazes (Ah, vá! É mesmo?!)! Eu não posso dizer que foi meu preferido da série (Catching Fire já senta nesse trono há alguns meses), mas que o livro é bom, eu não tenho como mentir!
  Eu gostei do estilo da autora desde o Hunger Games, e agora que a série acabou (*snif*), estou procurando algum outro dela para ler. Se encontrar, pode apostar que verá uma resenha dele por aqui!
  Para completar minha primeira resenha (comentem por favor!!) - Nota do livro (1 a 5): 5!!
  Boa leitura!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário