quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resenha: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children - Ransom Riggs

  Oi, povo feliz!
  Hoje, voltando um pouco à ativa, vou resenhar o livro Miss Peregrine's Home for Peculiar Children, do Ransom Riggs! O livro é muito bom, só infelizmente não foi ótimo como eu esperava... Mesmo assim, gostei muito! Lá vai!

  Informações (Ir)relevantes:
         Original                                                            
Nome:    
Autor: Ransom Riggs
Gênero: Young Adult, Suspense, Fantasia
Número de Páginas: 352
Lançamento: Junho 2011                                          
Editora: Quirk Publishing
_____________________
              Brasil
Nome: O Lar de Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (tradução livre) 
Número de Páginas: Sem informações
Lançamento: Sem informações
Editora: Sem informações                                



                                   Sinopse
  Original
  "A mysterious island. 
  An abandoned orphanage. 
  And a strange collection of very curious photographs. 
  It all waits to be discovered in Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children, an unforgettable novel that mixes fiction and photography in a thrilling reading experience. As our story opens, a horrific family tragedy sets sixteen-year-old Jacob journeying to a remote island off the coast of Wales, where he discovers the crumbling ruins of Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children. As Jacob explores its abandoned bedrooms and hallways, it becomes clear that the children who once lived here—one of whom was his own grandfather—were more than just peculiar. They may have been dangerous. They may have been quarantined on a desolate island for good reason. And somehow—impossible though it seems—they may still be alive."

  (Tradução)
  Uma ilha misteriosa. 
  Um orfanato abandonado. 
  E uma estranha coleção de fotografias muito curiosas. 
  Tudo isso espera para ser descoberto em Miss Peregrine's Home for Peculiar Children, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura arrepiante. Na abertura, uma tragédia horrenda em sua família leva Jacob, de dezesseis anos, a fazer uma jornada até uma remota ilha no litoral de Gales, onde descobre as ruínas decadentes do Lar de Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. A medida que Jacob explora seus quartos e corredores abandonados, se torna claro que as crianças que viveram ali, seu avô no meio destas, eram mais do que apenas peculiares. Podem ter sido perigosas. Podem ter sido mantidas em quarentena em uma ilha isolada por uma boa razão. E de alguma forma, por mais impossível que pareça, podem ainda estar vivas.
  

              
            E, finalmente, a porcaria da resenha...      


    Eu com certeza me surpreendi com Miss Peregrine's Home for Peculiar Children. Hoje em dia eu venho percebendo, e aposto que não só eu, que quase todos os livros têm os mesmos temas: depois de The Hunger Games, distopias, depois de Twilight, vampiros e etc... e que são poucos os livros realmente bons que fogem desse vício. Miss Peregrine's pra mim foi surpreendente porque aborda um ponto totalmente novo e criativo, que é o da viagem no tempo através de time loops, isto é, portais temporais.
  A história é contada pelo personagem Jacob, jovem e inseguro, mas também forte e decisivo. Apesar de ser zoado como maluco e de morrer de medo de seguir o caminho que seu avô traçou para ele, ele vai pela curiosidade de uma aventura. Gostei bastante de ler a história pelo ponto de vista dele, como ele mesmo acha que está ficando louco ao ver algo aparentemente impossível no leito de morte do avô, e depois vê-lo começar a acreditar com o desenrolar dos acontecimentos da história (se contar mais, estraga ahah).
  O início do livro é ótimo, o autor cria um mistério excelente envolvendo as crianças e o próprio Jacob. Quase não consegui largar o livro nessa primeira metade! Já a segunda... Bem, não é ruim! Mas, com certeza, é bem pior que a primeira parte do livro. No começo, temos a apresentação de tudo aquilo como algo, realmente, peculiar, mas depois parece que deixa de ser assim do meio do nada, e se torna uma coisa normal, familiar para o Jacob. É algo que não parece tão ruim dito assim, mas que não faz muito bem à história.
  O uso do autor das belíssimas e altamente desconcertantes fotos em branco-e-preto é uma coisa genial! Às vezes, mesmo com uma ótima descrição, não conseguimos formar em nossa cabeça uma imagem clara o suficiente do que está sendo descrito, o que não é um problema no livro! Elas dão um ar mesmo de peculiaridade ao livro, até por serem uma coisa totalmente diferente e inovadora! Na verdade, acho que foram minha parte preferida do livro, mas ok... Haha
  Infelizmente, o livro não entra na lista de Must Read, mas podem ter certeza de que, para quando não tenham o que ler, Miss Peregrine's é ótimo, divertido, cheio de aventura e um tanto perturbador! Haha

  Nota (1 a 5): 4   


  É isso, povo! Espero que tenham gostado!
  Boa leitura!

Um comentário:

  1. like ;)
    the name and synopsis sound interesting ^.^
    and i understand a little, but enough :P
    if it has 4, i may have to put it in my wishlist u.u
    a smile!

    ResponderExcluir