quarta-feira, 6 de julho de 2011

Review Week! - Day 3: Cryer's Cross - Lisa McMann

  Oi, povo feliz!
  Hoje, no terceiro dia do Review Week, eu vou resenhar Cryer's Cross da Lisa McMann, que eu meio que li há dois meses, mas ok... ¬¬ Haha Lá vai!

  Informações (Ir)relevantes:
         Original                                                                          
Nome: Cryer's Cross        
Autor: Lisa McMann
Número de Páginas: 233
Lançamento: Fevereiro 2011                                          
Editora: Simon Pulse
_____________________
              Brasil
Nome: Cryer's Cross   
Número de Páginas: Sem informações
Lançamento: Previsto para fim de 2011/início de 2012
Editora: Novo Século                                



                                   Sinopse
  Original
  "The small town of Cryer’s Cross is rocked by tragedy when an unassuming freshman disappears without a trace. Kendall Fletcher wasn’t that friendly with the missing girl, but the angst wreaks havoc on her OCD-addled brain.
  When a second student goes missing—someone close to Kendall’s heart—the community is in an uproar. Caught in a downward spiral of fear and anxiety, Kendall’s not sure she can hold it together. When she starts hearing the voices of the missing, calling out to her and pleading for help, she fears she’s losing her grip on reality. But when she finds messages scratched in a desk at school—messages that could only be from the missing student who used to sit there—Kendall decides that crazy or not, she’d never forgive herself if she didn’t act on her suspicions.
  Something’s not right in Cryer’s Cross—and Kendall’s about to find out just how far the townspeople will go to keep their secrets buried."

  (Tradução)
   A pacata cidade de Cryer's Cross fica abalada por tragédia quando uma modesta caloura desaparece sem deixar vestígios. Kendall Fletcher não era lá muito amiga da menina desaparecida, mas a angústia causa fortes estragos em seu cérebro TOC confuso.
  Quando um segundo aluno desaparece - alguém muito querido por Kendall - a população entra em crise. Presa em um redemoinho de medo e ansiedade, Kendall não tem certeza se pode permanecer forte. Já quandoe la começa a ouvir as vozes das pessoas desaparecidas, chamando-a e implorando por ajuda, ela teme estar perdendo a noção do que é real ou não. Mas, quando encontra mensagens arranhadas em uma carteira de sua escola, mensagens que só poderiam ser da aluna desaparecida que se sentava ali - Kendall decide que, louca ou não, nunca poderia perdoar a si mesma se não fizesse algo a respeito de suas suspeitas.
  Algo não está nada certo em Cryer's Cross - e Kendall está prestes a descobrir o quão longe os cidadãos irão para manter seus segredos enterrados.

              
            E, finalmente, a porcaria da resenha...      

  Quando eu comecei a ler Cryer's Cross, eu esperava uma "overdose" de sobrenatural, uma história que envolvia espíritos, fantasmas, etc... e alguma historinha aí no meio. Mas não foi isso que eu encontrei.
  Cryer's Cross é uma história boa desde o começo, quando o único que a autora faz é dar ênfase ao quão pequena era a cidade, a como todos se conheciam, etc... É tão pequena que só tem uma sala de Ensino Médio, para todos os quatro anos dividirem, na verdade! Apesar de só falar da cidade, a autora consegue nos prender desde o começo, com sua escrita misteriosa e viciante.
  Depois de algumas páginas (mais ou menos 100, na verdade...) interessantes envolvendo cidades e desaparecimentos, é que começa a entrar a parte sobrenatural: o cérebro TOC de Kendall começa a perceber grafites estranhos na mesa de seu amigo, e ouvir sua voz a chamando, cada vez mais para perto. Acho que esse livro devia dar medo mas, pra mim, não conseguiu, Com certeza dá um arrepio na espinha, já que a cada dois capítulos, mais ou menos, temos um pequeno texto dos fantasmas, ou espíritos, meio que se comunicando com o leitor.
  Uma das melhores partes do livro, pra mim, foi o fato de podermos ler a história do ponto de vista de Kendall. Isso faz o livro diferente de diversas maneiras. Por exemplo, foi o primeiro que eu li, e um dos poucos por aí que envolvem uma personagem principal com TOC. Esse ponto, no livro, foi até que divertido de ler, pois Kendall meio que não conseguia pensar direito às vezes. Ela tinha essas compulsões (literalmente) para chegar mais cedo na única sala de aula e alinhas mesas e cadeiras, perfeitamente enfileiradas; ajeitar a persiana; localizar perfeitamente a lata de lixo, etc... E é tudo tão estranho para nós, leitores, que se torna interessante! Tá, na verdade eu fiquei com medo no meio da leitura, porque eu faço algumas das coisas que Kendall faz, mas ok...
  Outra coisa que eu nunca tinha visto, mas que já me falaram que é característico dessa autora é o fato do livro ser contado na terceira pessoa, mas no presente. Agora está de moda fazer livros Young Adult, principalmente distópicos (cof cópias de The Hunger Games cof), na primeira pessoa e no presente, e eu achei bem interessante que a autora variou e colocou na terceira pessoa. Isso às vezes fica confuso pelo uso excessivo da autora do nome da personagem. É tipo: Kendall took a shower, and then Kendall went dwnstairs to check on her dog. And that's when Kendall... Tá, talvez não tão excessivo, mas eu senti que a autora podia ter variado um pouco às vezes.
  E o final... Ah... Pra mim, o melhor final que o livro poderia ter foi o que a autora escolheu. É muito bem desenvolvido, é surpreendente e completamente imprevisível, e além do mais que realmente dá um nó na história. Você sente que é um verdadeiro fim, e eu gostei muito (até porque me deu calafrios haha).
  E o último ponto que eu vou falar do livro é o do romance. Foi o primeiro livro em que eu realmente gostei do romance! Não é um romance meloso, em que os personagens trocam um olhar e já sabem que foram feitos um para o outro. Ela era estranha, ele um babaca. Eles começam se odiando profundamente, mas tendo que conviver por necessidade e proteção. O ódio acaba virando uma aturação, que passa pra amizade, e só então pra um romance, abordado apenas no final do livro! Isso é ótimo! Já tava na hora de alguém por um fim no amor meloso à primeira vista nos YA, na minha opinião.
  Fãs de romances e mistérios sobrenaturais com certeza devem dar uma olhada nesse novo livro da autora da trilogia Wake (que eu nunca li, nem vou ler), e do futuro livro Middle Grade The Unwanteds (que eu quero muito ler)! É um livro stand-alone, ou seja, não tem continuação, e eu acho que isso faz muito bem ao próprio livro. Uma continuação ficaria chata e cansativa, na minha opinião.


  Nota: 4   

  É isso, povo! Espero que tenham gostado!
  Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário