quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resenha: Dezesseis Luas - Kami Garcia & Margaret Stohl

  Oi, povo feliz!
  Depois de uma semana, aqui está minha resenha de Dezesseis Luas, da Kami Garcia e da Margaret Stohl. Eu gostei bastante do livro, mas deixe a resenha explicar melhor! Hehe Lá vai!

  Informações (Ir)relevantes:
         Original                                                               
Nome: Beautiful Creatures        
Autor: Kami Garcia & Margaret Stohl
Número de Páginas: 563
Lançamento: 2009                                          
Editora: Little, Brown Books for Young Readers
_____________________
              Brasil
Nome: Dezesseis Luas   
Número de Páginas: 490
Lançamento: 2011
Editora: Galera Record                                



                                   Sinopse
  Original
  "Lena Duchannes is unlike anyone the small Southern town of Gatlin has ever seen, and she's struggling to conceal her power, and a curse that has haunted her family for generations. But even within the overgrown gardens, murky swamps and crumbling graveyards of the forgotten South, a secret cannot stay hidden forever.
  Ethan Wate, who has been counting the months until he can escape from Gatlin, is haunted by dreams of a beautiful girl he has never met. When Lena moves into the town's oldest and most infamous plantation, Ethan is inexplicably drawn to her and determined to uncover the connection between them.
  In a town with no surprises, one secret could change everything."

  Brasileira
  "Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece...  Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona."


                   Um Livro Em Três Palavras    

                Romântico; Viciante; Descritivo

            E, finalmente, a porcaria da resenha...      

  Ethan Wate está cansado da rotina de sempre: mesma cidade pequena e chata, mesmos amigos, mesmas pessoas, mesma escola... Ele tem certeza de que sua vida é isso, e apenas isso. Que nunca mudará. Está enganado.
  Lena Duchannes, a garota nova na cidade, é diferente de qualquer outra que Ethan já viu. Ela é linda, diferente, e não se importa com fofocas. Ele imediatamente se sente atraído para ela, como se ele precisasse dela. E assim descobre seu segredo, sua maldição. Descobre coisas que não queria, e sua vida dá um giro do qual é impossível voltar...
  Eu admito: esperava mais desse livro. Dois anos de resenhas ótimas e "como é bom" pra lá e pra cá te deixam com expectativa. O problema é quando essa expectativa não é alcançada.
  Me entendam bem: o livro não é ruim! Eu gostei! Tanto que eu cheguei a dar uma nota de Book Geek! O problema foi o quanto eu tive que forçar pra chegar a essa nota...
  O livro começa muito bem, falando sobre como Ethan (na primeira pessoa) sonha com Lena, e acorda com Sixteen Moons misteriosamente tocando em seu iPod. Ótimo, certo? Daí ele conhece Lena e, subitamente, uma atração inexplicável um amor maior do que jamais sentira, ele precisa dela e... Tudo bem, isso é normal em um livro Young Adult hoje em dia mas, tão subitamente assim?
  O romance no livro é até que leve, se você pensar bem. Tudo bem, ele não para de pensar nela e eles ficam juntos e tal, mas não é estilo Crepúsculo, e pelo menos deixa um espaço bem grande para a história sobrenatural no livro.
  Essa foi com certeza a parte que mais me agradou. Diferente dos outros livros Young Adult de hoje em dia, as autoras pegaram não um ser mitológico, mas uma lenda completamente nova. O livro mexe com Conjuradores (Casters), dos quais nunca tinha ouvido falar, e também com espíritos e voodoo (através de Amma). As autoras conseguiram criar uma história sobrenatural de uma maneira muito boa, trabalhando suas criaturas bem, e não levando a história muito pro lado "inacreditável".
  O livro é bom, mas também houveram coisas que me incomodaram bastante, como por exemplo a descrição extremamente detalhada. A cada lugar novo em que Ethan entra, ele repara no tipo de chão e na cor e estilo das roupas das pessoas. Que tipo de garoto de dezesseis anos repara em (e sabe o nome de) roupas femininas, pelo amor de Deus?! Outra coisa que me incomodou, na edição em português, foram os erros de digitação. Travessões fora do lugar não incomodariam muitos, mas eu me distraio muito facilmente, então me perdia na leitura prestando atenção no travessão flutuando um centímetro acima da frase. Me chame de neurótico se quiser...
  E as outras coisas que me incomodaram: Há vários capítulos no livro em que eu senti verdadeira inutilidade, como se nem tivessem que estar lá! Parece que as autoras criaram a história, e depois escreveram mais um pouco só pra dar volume ao livro! E, é claro, o final... Parece que as autoras não tinham mais o que botar! Eu esperava um final bom para um livro bom, mas não. O final deixa demais a esperar, e deixa o leitor parecendo um idiota, com um cliffhanger que nem cliffhanger chega a ser!
  Olha, mais uma vez, não tomem essa resenha como uma crítica! Eu critiquei o que eu achei que tivesse que ser criticado, mas eu gostei do livro, sim! Eu vou ler a continuação, só não sei quando ao certo. Recomendo para quem gosta de romances sobrenaturais, ou simplesmente, como eu, quer uma leitura rápida, para relaxar.


  Nota:   

This book is (by veeery little) a Book Geek!


  Nota para a capa (1 a 5): 3.5; Essa capa brasileira é estranha e garotesca demais, e eu meio que prefiro a original... 

  É isso, povo! Espero que tenham gostado!
  Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário