Hoje é um dia feliz: O primeiro dia em que estou postando em 2011. Então, vou aproveitar e fazer 3 posts (sendo um deles uma resenha [Esse aqui ¬¬]) Antes de começar, tenho que fazer uma coisa: Primeira resenha de 2011!!!!!! Hahaha Eu avisei! Mas vamos logo com a resenha:
Informações (Ir)Relevantes
Original
Nome: Thirteen Reasons Why (Th1rteen R3asons Why)
Lançamento: Outubro 2007
Editora: Penguin Group USA
----------------------------------------
Brasil
Nome: Os 13 Porquês
Lançamento: Janeiro 2009
Editora: Ática
Sinopse
Original
"Clay Jensen returns home from school to find a mysterious box with his name on it lying on his porch. Inside he discovers cassette tapes recorded by Hannah Baker–his classmate and crush–who committed suicide two weeks earlier.
On tape, Hannah explains that there are thirteen reasons why she decided to end her life. Clay is one of them. If he listens, he'll find out how he made the list.
Through Hannah and Clay's dual narratives, debut author Jay Asher weaves an intricate and heartrending story of confusion and desperation that will deeply affect teen readers."
Brasil
"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."
Um Livro em Três Palavras
Tenso; Triste; Do-tipo-que-te-deixa-pensando
E, Finalmente, a Porcaria da Resenha
Primeiro, desculpem pela última palavra... Eu não tinha como pôr isso em uma só palavra! Haha
O livro é realmente muito tenso... Ele aborda temas como suicídio adolescente, bullying, bebida, drogas... É uma leitura mais pesada do que o normal, mas é com certeza uma leitura muito boa.
A história se baseia em Clay, que, enquanto ouve as fitas de Hannah, tentando descobrir o que fez de errado, mistura seus pensamentos, dando respostas às palavras de Hannah em seus ouvidos.
As razões de Hannah não podem ser chamadas de razões, pois nada nunca é uma razão que leve a suicídio, mas são simplesmente coisas pequenas, em parte, pois há outras piores e mais pesadas, que pessoas fizeram com ela ou em sua presença.
Várias dessas coisas são coisas que acontecem no dia-a-dia em um colégio, tal como boatos, reputações, listas de beleza... Coisas que parecem bobas olhando dessa maneira. E é por isso que o livro te deixa pensando: Às vezes fazemos coisas que pra nós parecem bobas, só por diversão, mas não pensamos no impacto que tem na vida do outro. Hannah conta sobre coisas que os outros nem percebem que estão errados quando as fazem, e ainda assim viram razões para seu suicídio.
As primeiras razões (principalmente a primeira em si) são realmente idiotas, e podem até ser consideradas banais. Mas, conforme você continua lendo, você vai percebendo que a história vai engrossando, terminando com uma coisa realmente séria. Ah, e todas as razões de Hannah estão conectadas de alguma maneira, como uma bola de neve, nas palavras de Hannah mesmo.
Bem, é geralmente aqui que eu digo os pontos negativos do livro... Eu não tenho! Sério! A leitura é pra maiores de 12 anos, só isso. E isso nem pode ser considerado negativo!
Os 13 Porquês é bem pesado, e bem triste, com um final complicado, mas compreensível se você pensar bem. É com certeza um livro que todos deveriam ler em algum momento de suas vidas.
Nota: 4.5
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário