sábado, 29 de janeiro de 2011

Something Saturday: ARCs

  Oi, povo feliz!
  FINALMENTE um post no dia certo!! Haha Hoje é Sábado, então vou postar sobre algo - qualquer cosia - que vier na minha cabeça no momento! Hehe
  Hoje, pela falta do que fazer e pelas dúvidas do povo, vou falar sobre ARCs. Muita gente vê isso em blogs e sites e não faz a menor ideia do que seja. Bem, primeiro ARC é uma sigla para Advanced Readers Copy, ou seja, uma versão "crua" e incompleta do livro em primeira mão, que não fica à venda, e é dada apenas para certas pessoas. Eu, como acabei de começar o blog, não sei de nenhuma editora ou parceria, ou seja, nenhum ARC. Mas, espero crescer o bastante como para ter um um dia ehhe



ARC de Catching Fire (olha a faixa lá encima)
                                              

  Ah, outra coisa! Os ARCs não são produzidos no Brasil, apenas no exterior. Por que? Não faço ideia! Haha Algum dia talvez alguém pergunte pros editores... Mas então... Por que só certas pessoas conseguem esse ARC? Bem, o que as editoras querem com os ARCs é divulgar o livro, divulgar a opinião de outras pessoas sobre esse livro, para estimular a compra após o lançamento. Por isso mesmo é que elas dão os livros só pra críticos, autores parceiros da editora, e blogueiros, que, de certa maneira, também são críticos. As editoras pensam que, se esse blogueiro tem seguidores, e fala desse livro, a pessoa sentirá vontade de comprar o livro do qual o/a blogueiro/a falou. Pra dar um exemplo com autores, tem essas palavras de Lauren Kate sobre Vesper, postadas no site da Harper meses antes do livro ser lançado mesmo:

        “Addictive and suprising. I couldn’t wait for night to fall to see what Emily would do next!”
— LAUREN KATE, NEW YORK TIMES BESTSELLING AUTHOR OF THE FALLEN SERIES

  O ARC, fisicamente, tem VÁRIAS diferenças do livro normal. Às vezes, o ARC não tem nem a capa do livro. Geralmente, por não ser completa, é uma versão menos trabalhada, não tendo a fonte do livro original, ou a "decoração" nas páginas. A coisa mais comum em ARCs é ter, em alguma parte do livro - geralmente na lombada - a data de quando será lançado.


ARC de Sweetly (olha a data lá no selo)


   Olha, eu não sei mais o que falar, e nem sei se o que falei estava certo porque, como eu disse, eu não tenho um ARC em mãos! Eu posso ter façado qualquer porcaria, porque eu não sabi do que tava falando quando escrevi... Não me julguem, eu precisava postar alguma coisa! Haha
  Bom, espero que tenham gostado de saber um pouco mais, mesmo se tiver algo errado, sobre os ARCs!
  Boa leitura!
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário