Hoje eu vou falar de um livro que eu li já faz alguns meses, e que tem a ver com uma coisa que você não vê muito em livros: Aliens. Não, não do tipo "E.T. liga pra casa", do tipo adolescente e legal. Você deve estar achando isso muito Crepúsculo, né? ¬¬ Não vai pensar assim depois que vir direito a história...
(Desta vez vou fazer a resenha um pouco diferente, e tentar mantê-la assim, se ficar boa)
Original
Nome: I Am Number Four
Autor: Pittacus Lore
Lançamento: Agosto 2010
Autor: Pittacus Lore
Lançamento: Agosto 2010
Editora: HarperCollins
________________________________
Brasil
Nome: Eu Sou O Número Quatro
________________________________
Brasil
Nome: Eu Sou O Número Quatro
Lançamento: Previsto para início de 2011
Editora: Intrínseca
Editora: Intrínseca
Sinopse (formatada para caber no post)
"Nine of us came here. We look like you. We talk like you. We live among you. But we are not you. We can do things you dream of doing. We have powers you dream of having. We are stronger and faster than anything you have ever seen. We are the superheroes you worship in movies and comic books—but we are real.
But they know. They caught Number One in Malaysia. Number Two in England. And Number Three in Kenya. They killed them all. I am Number Four. I am next."
(Tradução)
Houveram nove de nós que vieram para cá. Nós parecemos com vocês. Nós falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Fazemos coisas que vocês sonham em fazer. Temos poderes que vocês sonham em ter. Somos mais fortes e rápidos do que qualquer coisa que vocês já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram em filmes e histórias em quadrinhos - mas nós somos reais.
Nosso plano era crescer, ser treinados, e tornar-nos fortes, e tornar-nos um só, e batalhá-los. Porém, eles nos acharam, e começaram a nos caçar primeiro. Agora todos nós estamos fugindo. Vivendo nas sombras, em lugares onde ninguém nunca procuraria, nos mesclando. Estivemos vivendo entre vocês sem vocês saberem. Mas eles sabem. Eles pegaram o Número Um na Malásia. O Número Dois foi pego na Inglaterra. E o Número Três no Quênia. Eles mataram cada um deles. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo.
Estranho; Legal; Extraterrestrístico (Não, isso não existe!)
E, finalmente, a porcaria da resenha...
Eu consegui esse livro apenas um mês depois do lançamento em uma livraria, e como já tinha ouvido falar por uma amiga/visto sinopse e resenhas, arrisquei e comprei, e não fiquei nada triste, devo dizer.
Como já mencionei, o livro fala sobre aliens que vieram à Terra. Eles chegam à Terra quando seu planeta é destruído por uma outra raça de aliens, os Mogadorians (Mogadorianos, creio eu, aqui no Brasil). Os nove foram dados a tutores, cuja função era treiná-los e ensiná-los até que seus Legados (poderes) se mostrassem, e eles estivessem prontos para lutar contra os Mogadorians.
Não preciso dizer que o livro tem uma boa trama, e Pittacus Lore (pra quem já não percebeu, um pseudônimo. No caso, dos autores James Frey e Jobie Hughes) consegue desenvolver e elaborar essa trama quase perfeitamente durante o livro. É claro que, ao ser parte de uma série de seis livros, o livro deixa fios soltos pelo caminho, mas apenas isso. No restante, ele mostra o dia-a-dia de John Smith (O Número Quatro) enquanto ele sobrevive ao colégio, aos Legados e - talvez a pior parte o.õ - à primeira namorada.
No entanto, tem alguns pontos ruins: Pra começar, os autores poderiam ter parado um pouco antes de lançar o livro pra pensar no fundo da história. O livro começa com um estilo de ficção científica, falando de raças de alienígenas, de outros planetas, etc... mas tem uma hora em que perde esse estilo, e começa a descrever Lorien (planeta natal dos nove aliens) como um lugar mágico, em que os habitantes tem poderes, e em que existem amuletos mágicos, entre outros... Não sou ninguém além de um autor novato de blog pra julgar, mas acho que esse é um dos pontos para os quais os autores poderiam ter dado mais atenção. Um outro ponto polêmico entre os leitores é o fato de que a história poderia muito bem ter sido copiada, pela facilidade de haverem histórias sobre aliens na Terra. Nesse aspecto, eu não concordo mas, mais uma vez, quem sou eu para julgar?
O filme deste livro já foi produzido e será lançado nos Estados Unidos no dia 18 de Fevereiro de 2011, tendo sido iniciadas as filmagens antes do lançamento do livro em si. Se fará tanto sucesso quanto o livro? Espero que sim. Afinal de contas,
Nota (1 a 5): 4.5
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário