quinta-feira, 28 de abril de 2011

Resenha: Crank - Ellen Hopkins

  Oi, povo feliz!
  Hoje eu vou resenhar um livro que é muito rápido, muito pesado, mas também muito bom, que é Crank da Ellen Hopkins! Lá vai!

  Informações (Ir)relevantes:
         Original                                                      
Nome: Crank         
Autor: Ellen Hopkins
Número de Páginas: 537
Lançamento: 2004                                          
Editora: Margar K. McElderry
_____________________
              Brasil
Nome: Crank (tradução livre*)   
Número de Páginas: Sem informações
Lançamento: Sem informações
Editora: Sem informações                        

  * É o nome da droga e, que eu saiba, não tem tradução!       



                                   Sinopse
  Original
   "Kristina Georgia Snow is the perfect daughter: gifted high school junior, quiet, never any trouble. But on a trip to visit her absentee father, Kristina disappears and Bree takes her place. Bree is the exact opposite of Kristina -- she's fearless.
  Through a boy, Bree meets the monster: crank. And what begins as a wild, ecstatic ride turns into a struggle through hell for her mind, her soul -- her life."

  (Tradução)
  Kristina Georgia Snow é a filha perfeita: aluna de segundo ano dotada, quieta, nunca causa problemas. Mas em uma viagem para visitar seu pai ausente, Kristina desaparece, e Bree toma seu lugar. Bree é o oposto exato de Kristina - é destemida.
  Através de um garoto, Bree conhece o monstro: crank. E o que começa como uma experiência selvagem e estática se transforma em um esforço para manter sua mente, sua alma, e sua vida.



                   Um Livro Em Três Palavras    

              Pesado; Profundo; Te-leva-a-perceber-coisas

            E, finalmente, a porcaria da resenha...      

  Kristina Georgia Snow é a filha perfeita. Notas perfeitas, ótima menina, nunca se mete em encrenca. Isto é, até uma viagem para encontrar-se com seu pai, ausente por anos em sua vida, em que Kristina desaparece, e Bree entra em cena.
  Bree é mais que imaginação, mais que um alter-ego. Ela é a verdadeira essência de Kristina, e o exato oposto. Bree não tem medo de nada, e é assim que é apresentada, por intermédio de um garoto, um garoto que lhe promete seu amor, o monstro. Crank. A droga penetra na vida de Kristina, deixando marcas impossíveis de se apagar, e mudando-a para sempre.
  Eu comprei esse livro sabendo, estando ciente de que não seria uma leitura como qualquer outra. Eu sabia que ela seria pesada, sabia que eu teria que refletir mais com esse livro. Só não sabia que ele iria penetrar tão fundo...
  Esse livro com certeza muda seu jeito de pensar, sobre várias coisas. É uma leitura verdadeiramente inesquecível; ela simplesmente deixa uma marca na sua mente, uma que você sabe que vai durar por vários anos. 
  O livro em si já tem uma premissa um tanto quanto perturbadora, sendo a história sobre uma garota mudada pelas drogas. E o livro mexe com muito mais do que isso. A droga leva Kristina a fazer muitas coisas, coisas que ela com certeza se arrepende depois, mas mesmo assim faz. E o crank também abre as portas pra muitas outras que ela experimenta, o que faz o livro ser, com certeza, uma leitura perturbadora também.
  Esse é um daqueles livros que você passa horas em claro depois de terminar, só pensando sobre a história, revendo os vários aspectos na sua cabeça. Um deles, por exemplo, é que ele é feito em versos, uma coisa interessante e muito legal! Tipo, um livro sobre drogas e o que elas fazem com a vida de uma garota, em um formato normal, ia fazer você querer se matar! Fala sério!
  A primeira metade do livro fala sobre como ela gosta, precisa, ansia pela droga, pelo crank. Fala sobre as coisas que ela faz devido a esse crank, as coisas idiotas que ela nem percebe que está fazendo. Já a segunda parte se foca nas consequências dessas coisas, o que veio depois, vamos botar assim. Se foca em como aquelas coisas que ela fez marcaram sua vida de maneiras inimagináveis, e de como isso afeta a ela e a todos em volta dela.
  Ao todo, esse livro foi muito bom! É uma história mórbida, diferente, , triste e penetrante, mas não me arrependo nada de ter lido! Acho que é uma leitura que todos deveriam fazer em algum ponto de suas vidas! Eu realmente só não dei uma nota maior porque... eu não sei porque! Ele só não atinge 5 porque falta alguma coisa, mas nem sei bem o que! Pode atingir 4,999... Mas não 5! ¬¬ Bom, recomendo pra todos que querem uma leitura boa e realística mas, fiquem sabendo, não é um livro legal de se ler! É muito bom, e tem uma história boa, mas é triste! Anyways...


  Nota

This book is a Book Geek!


  Nota para a capa (1 a 5): 2,5; Pô, não tem nada na capa! É só um troço preto! ¬¬

  É isso, povo! Espero que tenham gostado!
  Boa leitura!

2 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso. Ainda não li nenhum da Ellen Hopkins que não seja.

    ResponderExcluir
  2. hey onde vc achou livro pra ler???

    ResponderExcluir