terça-feira, 8 de março de 2011

Review Holiday! - Day 4: White Cat - Holly Black

  Oi, povo feliz!
  Desculpem eu não ter postado antes! Eu realmente não consegui! E eu sei que tecnicamente já estamos na terça-feira, mas eu considero madrugada como parte do dia, então vai mesmo assim! Haha
  Quarta resenha do Review Holiday! Haha Lá vai!

  Informações (Ir)relevantes:
         Original                                                                 
Nome: White Cat                                   
Autor: Holly Black
Número de Páginas: 320
Lançamento: Maio 2010                                          
Editora: Simon & Schuster
_____________________
              Brasil
Nome: Gato Branco (tradução livre)    
Número de Páginas: (Sem informações)
Lançamento: (Sem informações)
Editora: Rocco                                



                                   Sinopse
  Original
  "Cassel comes from a family of curse workers -- people who have the power to change your emotions, your memories, your luck, by the slightest touch of their hands. And since curse work is illegal, they're all mobsters, or con artists. Except for Cassel. He hasn't got the magic touch, so he's an outsider, the straight kid in a crooked family. You just have to ignore one small detail -- he killed his best friend, Lila, three years ago.
  Ever since, Cassel has carefully built up a façade of normalcy, blending into the crowd. But his façade starts crumbling when he starts sleepwalking, propelled into the night by terrifying dreams about a white cat that wants to tell him something. He's noticing other disturbing things, too, including the strange behavior of his two brothers. They are keeping secrets from him, caught up in a mysterious plot. As Cassel begins to suspect he's part of a huge con game, he also wonders what really happened to Lila. Could she still be alive? To find that out, Cassel will have to out-con the conmen.
  Holly Black has created a gripping tale of mobsters and dark magic where a single touch can bring love -- or death -- and your dreams might be more real than your memories."

  (Tradução)
  Cassel vem de uma família de amaldiçoadores - pessoas que tem o poder de mudar suas emoções, suas memórias, sua sorte, tudo com o mais simples roçar de suas mãos. E como maldições são ilegais, todos eles são mafiosos, ou vigaristas. Menos Cassel. Ele não tem o toque mágico, então ele é um forasteiro, a criança correta em uma família de trapaceiros. Você só deve ignorar um pequeno detalhe - ele matou sua melhor amiga Lila três anos atrás.
  Desde então, Cassel vem construindo com esmero uma aparência de normalidade, se misturando com o povo. Mas sua máscara começa a rachar quando ele começa a se tornar sonâmbulo, propulso à noite por sonhos horripilantes sobre um gato branco que quer dizer-lhe algo. Ele está percebendo outras coisas pertubadoras, também, como o comportamento estranho de seus dois irmãos. Eles estão escondendo segredos dele, imersos em uma conspiração misteriosa. Enquanto Cassel começa a suspeitar que ele é parte de uma grande trama, ele também pensa sobre o que realmente ocorreu com Lila. Poderia ela ainda estar viva? Para descobrir, Cassel terá que tramar contra os vigaristas.
  Holly Black criou um conto cativante de mafiosos e magia negra onde um único toque pode gerar o amor - ou a morte - e sonhos podem ser mais reais do que memórias.


                   Um Livro Em Três Palavras    

                    Estranho; Épico; Dá-vontade-de-viver-nesse-mundo

            E, finalmente, a porcaria da resenha...      

   Aaaaaaah... A ironia... Coisa engraçada, né? A ironia do dia-a-dia... A mesma que faz blackberries serem azuis... A mesma que faz um grupo chamado Exalta Samba tocar pagode, e um cantor chamado Zeca Pagodinho tocar samba... E a mesma que faz uma autora chamada Holly Black escrever um livro chamado White Cat!
  Haha Eu sei, eu sei: AFF! Mas eu precisava começar de alguma maneira... Para de me olhar assim! Olha logo pra porcaria da resenha!
  Em White Cat, Holly Black (As Crônicas de Spiderwick; Tithe - Fadas Ousadas e Modernas) cria um mundo que é igual ao nosso, mas em que um simples toque pode mudar tudo. Na escola, as crianças são ensinadas a temer uma mão sem luvas na mesma proporção que uma faca ou arma. Nesse mundo, os curse workers (amaldiçoadores, na minha traduçãozinha ruim, apesar de eu achar que esse nome não tem nada a ver e que é a pior tradução que eu mesmo podia ter feito ¬¬) são pessoas que com um simples toque podem mudar toda sua vida. Podem mudar suas memórias, sua sorte, seus sentimentos. Elas podem te machucar, te torturar, e até te matar! E sem nem precisar derramar sangue, olha que coisa mais século 22! Haha
  Na série, e no livro, óbvio, Cassel é... a ovelha negra de sua família, ou seja, ele é o garoto normal (não-curse worker) em uma família de curse workers bem "bad to the bone". Ele sempre se sentiu excluído e tal, principalmente pelo fato de que ele ainda é "assombrado" pela memória de que, aos 14 anos (ele tem 17 na história), ele matou a melhor amiga Lila, a quem ele amava (Tipo, teeeeeeeeeeenso!). Mas, no livro, ele não sabe mais o que pensar! Os irmãos dele andam agindo estranho, ele não entende nada, acha que estão tramando contra ele e começa a pensar uma coisinha: será que a garota está morta mesmo?
   Esse foi o primeiro Young Adult que eu li da Holly Black. Os outros livros que eu li dela, quando eu era bem pequenininho, foram da série As Crônicas de Spiderwick, e na época eu adorei os livros, achei muito bons. Quando descobri que ela também escrevia para adolescentes, no ano passado, eu disse: "Porque não?! Ela escreve tão bem pra crianças, deve escrever Young Adults melhores ainda!". Eu não estava errado!
  Sério, White Cat é... Eu meio que não tenho palavras! É uma mistura de mistério, com um mundo meio que novo, e com uma fantasia negra que dá até gosto de ler! Vocês devem ter percebido que uma de minhas palavras pra descrever o livro foi "Dá-vontade-de-viver-nesse-mundo" ("palavra" linda, né?), e é porque dá mesmo! Tudo bem que é perigoso e blá blá blá Mas a adrenalina de viver nesse mundo deve ser... Ótima!
  Uma das coisas que eu mais gostei, e que não tem nada a ver com nada, é o fato de que dá par perceber, dá pra ficar bem claro que o Cassel tem uma mente um tanto perturbada! Tipo, uma hora ele tá pensando sobre os amigos dele e tal e do meio do nada na outra parte do livro ele tá pensando sobre a mãe dele na prisão (isso não é spoiler, juro!)! Isso é bom porque, vivendo num mundo desses com uma família dessas, não dá pra ter uma mente sã não, irmão! E, além do mais, já tá todo mundo cansado de personagens perfeitinhos e normais!
  Enfim... Recomendo muito White Cat para os fãs de fantasia Young Adult e... Na verdade, acho que eu recomendo mais para os fãs de The Mortal Instruments, e não me achem estranho! Pra mim, Holly Black e Cassandra Clare tem um estilo de escrita bem parecido... Enfim, acho que sou só eu, então...!
  O segundo livro da série The Curse Workers, Red Glove (Luva Vermelha [tradução livre]), sai no dia 5 de Maio nos Estados Unidos. Eu espero ler ainda esse ano, mas não prometo nada! Tem muuuuuuuuuitos livros na frente na lista de leitura!

  Nota  (1 a 5): 4.5*

  Nota para a capa (1 a 5): 3; A minha versão é a britânica, e a capa é ridícula! Sério! Só não dou uma nota pior pra não ser muito chato, mas que merece, merece! Preferia extremamente mais a americana! Estúpido site-de-compras-online-cujo-nome-eu-não-vou-mencionar-aqui-para-não-criar-polêmica-ou-algo-do-gênero! ¬¬

  *Vocês já devem ter percebido que eu sou EXTREMAMENTE chato com livros, e que eu só dou nota 5 quando o livro é meio que perfeito! Haha That's just me!

  É isso, povo! Espero que tenham gostado!
  Boa leitura!

2 comentários:

  1. Eu ainda to rindo da bendita ironia,hahhahhahahaha! Ah sim, so para te avisar....EU ESTOU COM O TBBOBS NA MAO NESTE EXATO MOMENTO! Muahahahahha! (as palavras estao sem acento porque eu nao estou usando o pc, ok?)

    ResponderExcluir